Judô, uma arte completa

O Judô, que significa caminho suave, é uma arte marcial de origem japonesa, criada por Jigoro Kano Sensei, em 1882, para desenvolver não apenas o físico, até porque Kano não tinha uma constituição física privilegiada, então trabalhar a técnica sem a dicotomia corpo/mente, foi talvez, o grande diferencial do Judô, que democraticamente, pode ser praticado por homens e mulheres, de qualquer peso ou estatura.

Pesquisa realizada por Wantuir Jacini, professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), aponta que o Judô contribui para o ganho de massa cinzenta em áreas importantes do cérebro que controlam a concentração, a localização no espaço e também a momória.
Fonte: Globo repóter

O praticante de Judô, além de desnevolver habilidades motoras, tem a oportunidade de trabalhar valores morais, estimular a empatia, a resiliência, a cooperação e muitas outras capacidades e valências e apesar de ser um espote individual, ensina a reconhecer a importânica do outro, pois não se luta sozinho.

Nesse sentido, a UNESCO declarou o Judô como o melhor esporte para a formação inicial de crianças e jovens de quatro a vinte e um anos e o Comitê Olímpico Internacional o reconheceu como o esporte mais completo por promover amizade e respeito mútuo.
Fonte: CBJ