post
Educação

Integração social
Disciplina, Responsabilidade, Respeito

post
Esporte

Aulas de Judô
Humildade e Solidariedade

post
Cultura

Atividades culturais
Visão de mundo e perspectiva de futuro

Projeto Social Malacacheta - Judô

O Projeto Social Malacacheta iniciou em 2012, por iniciativa dos ex-atletas Luiz Alberto Gama de Mendonça (in memoriam), primeiro brasileiro campeão Pan-Americano de Judô e Silvana Nagai, campeã brasileira de judô, com o objetivo de utilizar o Judô como uma ferramenta de desenvolvimento humano, integração social e de fomento à educação e à cultura.

Imbuídos deste propósito, Luiz Alberto e Silvana Nagai iniciaram a atuação da Associação Nagai no Rio de Janeiro, com o Projeto Social Malacacheta, atendendo de início aproximadamente 40 alunos. Logo a comunidade aderiu ao projeto, não só por ele oferecer, gratuitamente, a prática de uma modalidade esportiva na localidade, que pouco ou nada oferece de lazer, cultura e esporte aos moradores, mas, sobretudo, por promover um processo educacional com resultados percebidos pelas famílias envolvidas. E então, em menos de um ano, o projeto saltou de 40 para 150 alunos.

Todos os alunos da Nagai têm em comum a disciplina e o compromisso com a sua própria formação, educacional e pessoal, para contribuir com o crescimento e benefício mútuo da sociedade, que não por acaso é um dos princípios do Judô, o Jita Kyoei.

Assim, desafiando as mazelas sociais de 260 crianças, adolescentes e jovens, moradores de comunidades populares do Rio de Janeiro, e as dificuldades da democratização do esporte no Brasil a Associação Nagai visa: Assegurar o Direito às Práticas Esportivas e de Lazer ao promover a Inclusão-Esportiva; Promover a Educação e a Cultura; Melhorar a Qualidade de Vida e a Saúde; Disseminar Valores Humanos essenciais à Formação Cidadã; Fortalecer os vínculos familiares e comunitários trazendo orgulho e melhorando a auto-estima; Estruturar um programa de competições, ampliando e qualificando a participação em todas as idades e Ampliar as Perspectivas de Futuro.

Metodologia

A Associação Nagai une Esporte, Educação e Cultura, utilizando o judô como ferramenta de integração social e atividades culturais, passeios, campeonatos e exames de faixa como fomento à busca de novos conhecimentos e novas oportunidades e perspectivas de futuro.

Por meio da metodologia a Associação Nagai dissemina valores como Disciplina, Responsabilidade, Respeito, Humildade e Solidariedade.

Exames de faixa, passeios e campeonatos devem ser conquistados pelos alunos, de forma que eles se comprometam com o seu próprio desenvolvimento educacional e pessoal. Isso significa: ter um comportamento social, familiar, escolar e esportivo exemplar. Neste sentido, o envolvimento da família é uma estratégia para galgar resultados expressivos junto aos alunos.

Hoje mais de 20 atletas/estudantes têm bolsas de estudo no Colégio Elite, uma das melhores escolas particulares do Rio de Janeiro, garantindo o acesso à Educação de Qualidade àqueles que se destacam pelo compromisso com o seu próprio desenvolvimento.

Alunos com performance de Alto Rendimento no Judô é uma consequência natural da dedicação e emprenho dos alunos que a metodologia promove, um dos resultados espontâneos do trabalho desenvolvido pela Associação NAGAI.

A Nagai trabalha também com um programa de formação de multiplicadores, em que alunos descobrem novas competências e passam a trilhar uma iniciação na trajetória profissional como monitores no judô.

Resultados

A melhora do comportamento e da nota escolar dos alunos resultaram na adesão da comunidade e geraram estímulos – em pais e responsáveis, alunos e na própria comunidade – para o compromisso com o desenvolvimento.

Sensei Matheus Idalino, 20 anos, morador da comunidade do Complexo do Alemão, estudante universitário do cruso de Ed. Física.

Sensei Welison Gregório, 20 anos, morador da comunidade do Complexo do Alemão, estudante universitário do cruso de Ed. Física.

Ryan Guimarães, 18 anos, morador da comunidade do Complexo do Alemão, campeão Brasileiro dos Jogos Escolares da Juventude, bronze no Circuito Europeu de Coimbra, sonha com um futuro melhor, através do Judô.

Equipe

Presidente da Associação Nagai RJ, Coordenadora Geral: Silvana Nagai, Mestrado em Treinamento de Alto Rendimento Esportivo e Pós Graduação em Judô.

Diretora da Associação Nagai RJ, Coordenadora Administrativa Financeira: Rejane Luna, Gerente em Tecnologia da Informação.

Consultora Desenvolvimento Institucional: Monica Kondziolková, Especialista em Gestão da Comunicação com 25 anos de experiência em desenvolvimento de organizações sociais.

Instrutores de Judô: Welison Gregório e Matheus Idalino, multiplicadores da metodologia, formados faixa preta pelo Projeto, estudantes do Curso de Ed. Física.

Contatos

Rejane Luna: (21) 98856-5259, e-mail: contato@associacaonagai.org.br
Monica Kondziolková: (11) 95962.9666, e-mail: mkondz@hotmail.com

  • Luiz Alberto e Silvana Nagai com os alunos





  • Alunos Nagai Bolsistas no Colégio Elite
    O Judô como oportunidade de acesso a um ensino de qualidade





  • Ryan Guimarães, morador do Complexo do Alemão
    Campeão Brasileiro dos Jogos Escolares da Juventude/2016





  • Alunos da Nagai participando da Oficina de Ikebana, do Consulado Geral do Japão





  • Exame de Faixa Nagai – Projeto Social Malacacheta/2013

Junte-se a nós, seja parte da mudança do futuro de uma criança!

Projeto Social Malacacheta - Complexo do Alemão

Seja um Voluntário

+55 21 98856-5259
contato@associacaonagai.org.br

Doe agora!

Associação Nagai
CNPJ: 28.729.198/0001-68
Banco Itaú || Agência 9144
Conta Corrente 27630-1